14 março 2016

Galaxy S7 enfrenta rivais da Apple em teste de tortura contra quedas e resistência à água

Os novos Galaxy S7 e S7 Edge têm como um dos grandes destaques a certificação IP68 que garante total proteção contra poeira e grande resistência contra água. As novas apostas da Samsung realmente podem ser tentadoras para quem não larga o celular um único minuto, nem mesmo no chuveiro ou quando vai dar um mergulho. Mas será que a resistência do aparelho em si foi aprimorada em outros aspectos nesta geração?

O pessoal do Square Trade resolveu testar a resistência não apenas dos novos lançamentos da Samsung, mas também dos seus dois grandes rivais: o iPhone 6s e 6s Plus. O primeiro teste consiste em mergulhar os quatro aparelhos por até 1,5 metro por 30 minutos. Os novos membros da linha Galaxy sobreviveram facilmente, mas o som do alto-falante ficou abafado devido à entrada de água, deixando o som distorcido. No entanto, tal resultado foi melhor do que o que foi visto com os representantes da Apple que “morreram” após alguns minutos em contato com a água.


Por mais que os aparelhos da Samsung tenham sobrevividos, fica um questionamento: a certificação IP68 não deveria ter garantido proteção para todos os componentes? De acordo com a operadora americana Verizon, de onde veio o aparelho testado pelo Square Trade, o mesmo suporta até 1,5m e 30 minutos abaixo d’água. Já na página do Galaxy S7 no site da Samsung fala apenas em 1m submerso. Seria interessante refazer o teste, já que se o mesmo não suportar ficar além de 1m abaixo d’água, então a certificação IP68 deveria ser revista.

A segunda parte do teste foca na resistência a quedas. Aqui vemos o aparelho ser arremessado de frente contra o chão, ser sacudido dentro de uma caixa e até mesmo ser torturado para testar a resistência da estrutura de metal contra envergamentos. Resultado? Confira a pontuação dada para cada smartphone na tabela abaixo:
Quanto maior o número maior é o risco de danos. No caso de resistência contra a água, o iPhone 6s Plus foi o mais frágil, causando dano total ao equipamento. No teste de queda pela lateral, o Galaxy S7 Edge foi o mais frágil devido a borda curva. Já quando os aparelhos caem com a tela voltada para baixo, o Galaxy S7 foi o que teve o vidro frontal mais danificado. No resultado geral, o iPhone 6s foi o mais resistente, seguido pelo S7, S7 Edge e iPhone 6s Plus.

Fonte: TudoCelular