13 abril 2016

Câmera de 755 megapixels permite definir o foco do vídeo depois de gravá-lo


A muito tempo a Lytro vem tentando crescer no mercado oferecendo uma câmera que permite escolher o foco depois de você tirar a foto. Infelizmente, elas custam muito caro e não seria fácil conseguir popularidade e consumidores. Mesmo assim, a empresa não perdeu a esperança e agora está se concentrando em cineastas com uma câmera impressionante.

A Lytro Cinema não divulgou nenhuma especificações, mas segundo a Technology Review, ela combina sessenta câmera 4k para formar um sensor de vídeo que captura quadros de 755 megapixels, com dezesseis stops de faixa dinâmica, a velocidade de até 300 quadros por segundo.

Mas para toda essa imagem ser armazenada não é fácil, cada segundo de vídeo gera cerca de 400 gigabytes, para isso a câmera tem que ficar conectada a gabinetes de servidor.

Esta câmera grava o ângulo de todos os raios de luz em uma cena, gerando um padrão tridimensional conhecido como “campo de luz”. Este modelo 3D pode ser manipulado após a filmagem: ou seja, o cineasta pode mudar o foco da imagem depois de gravá-la.

E isso não é tudo: a Lytro Cinema permite alterar a profundidade de campo, o ângulo do obturador e a taxa de quadros – normalmente, tudo isso precisa ser decidido no set antes de filmar. Por isso, Jon Karafin, da Lytro, diz ao VentureBeat que a câmera é capaz de “capturar cenas que teriam sido impossíveis até agora”.

Via: Gizmodo