21 abril 2016

De acordo com o Google, mais de 760 mil sites estiveram vulneráveis em um ano


Você é dono de site? Então, fique atento a essa matéria, ela foi feita pra lhe alertar.

Em um estudo realizado pela Google em parceria com a Universidade da Califórnia em Berkeley, foi possível revelar um número de sites que estiveram comprometidos este ano.

A pesquisa resultou mais de 761 mil site vulneráveis, isso foi possível com a iniciativa do "Safe Browsing Alerts" do Google, que o dever é avisar administradores de redes sobre potenciais brechas de segurança de URLs prejudicáveis em seus sites.

Os dados foram coletados entre julho de 2014 e junho de 2015. Segundo os pesquisadores, 80% dos administradores conseguiram excluir o conteúdo prejudicial na primeira tentativa, com apenas 12% sendo vítima de um novo ataque dentro de 30 dias após disserem ter consertado o bug.

Entre as plataformas Joomla, WordPress, Blogger e Magento, a mais afetada foi o WordPress, representando quase a metade de todos os ataques. Possivelmente, vale ressaltar a proporção de que o WordPress é o sistema de gerenciamento de conteúdo que alimenta mais de um quarto de todos os sites da web.

Mais de um terço dos sites comprometidos estavam no idioma inglês, seguidos por sites chineses, alemães, japoneses e russos.

O estudo indicou que a comunicação contínua com os administradores dos sites tornou 50% mais provável a eliminação dos problemas detectados pelo Google.