16 abril 2016

Governo pede para Anatel evitar abusos em planos de Internet fixa


O Ministério das Comunicações divulgou nesta semana que enviou um ofício à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para evitar abusos das operadoras nos planos de Internet fixa.

Pelo documento, o MC pede para a Agência adote medidas para fazer com que as empresas de telefonia respeitem os direitos dos consumidores e cumpram os contratos vigentes de banda larga fixa.

 "Nós sabemos que existe uma previsão regimental da possibilidade de limitar essa franquia, mas contratos não podem ter uma alteração unilateral. A Anatel precisa tomar ações que protejam o usuário", afirma o ministro André Figueiredo.

Petições

Após essa ameaça com internet fixa, os usuários e o Proteste criaram um abaixa-assinado online contra a adoção do limite de dados para os planos de banda larga fixa. Para entender melhor, eles querem implantar o mesmo modo de internet que usamos no celular, ou seja: Se você tem 750MB de internet, ao ultrapassar essa velocidade, você não terá mais capacidade de acessar nenhum conteúdo online. Vários YouTubers estão fazendo vídeos criticando as operadoras sobre esse assunto.

Um dos abaixo-assinados, feito por usuários no site Avaaz, já registra mais de 1 milhão de assinaturas contrárias à medida das operadoras.

Via: IDGNow