Depois de gastar muito tentando expandir chips Atom para smartphones e tablets, a Intel pode estar desistindo do seu objetivo. De acordo com um porta-voz da companhia, a empresa está cancelado os chips Atom, com os codinomes Sofia e Broxton para aparelhos móveis.
A consequência não é somente para aqueles que usavam os chips nos seus dispositivos, mas também para os construtores dele, com isso a Intel anunciou neste mês a demissão de 12 mil pessoas.
Os recursos dedicados originalmente para os chips Broxton e Sofia serão direcionados para “produtos que entreguem retornos e avanços maiores na nossa estratégia”, afirmou a porta-voz da Intel em um e-mail.Além disso, a Intel também está parando com a linha Atom X5 de chips para tablets, mas não significa que a Intel vai parar de fazer chips para tablet, ela está substituindo pelos chips Pentium e Celeron com codenome Apollo Lake.
E ai, como fica a situação?
O que mais chama atenção são os celulares da Asus ZenFone que usam a linha Atom por um bom tempo e agora terão que optar por outros chips, querendo ou não. As fabricante que usam a linha X5 poderá optar por seus substitutos.