27 maio 2016

Agências do governo norte-americano usam Windows 3.1 e computadores de 1970


Não é o que pensamos, mas Agências do governo americano ainda usam sistemas de TI rodando Windows 3.1, as linguagens de programação antigas Cobol e Fortran e computadores dos anos 1970.

Segundo um relatório do Government Accountability Office, um sistema de backup de mensagens de controle nuclear do Departamento de Defesa dos EUA roda em um computador IBM Series 1, lançado em 1976. Além do mais ainda estão em uso os disquetes, enquanto o arquivo principal de dados dos contribuintes do Revenue Services é escrito em código de linguagem  que já tem mais 50 anos.

Durante uma audiência sobre os sistemas de TI desatualizado do governo, o representante Jason Chaffetz, afirmou que algumas agências governamentais, usam em seus computadores o Windows 3.1, lançado oficialmente em 1992, assim como o mais recente Windows XP.

O governo americano gasta mais de 80 bilhões de dólares por ano com TI, e “a maior parte não funciona”, afirmou o político republicano de Utah. “O governo federal está anos, algumas vezes décadas, atrás do setor privado.”

As agências dos EUA gastam cerca de 75% dos seus orçamentos com TI para manter sistemas existentes ou de legado, com apenas 25% desse montante indo para novos sistemas, afirmou o diretor de TI da GAO, Dave Powner.