22 abril 2016

Anatel sofre ataque DDoS e tem sistemas derrubados


Os sistemas da Anatel estavam instáveis há mais de 24 horas. A rede da agência regulatória sofre ataques de negação de serviço desde a noite de quarta-feira (20), com picos de tráfego de dezenas de gigabits por segundo, tornando inacessíveis o site da Anatel e diversos sistemas importantes, como o serviço de reclamações de usuários e de homologação de novos aparelhos.

Segundo fontes, a maior parte dos ataques à rede da Anatel vem de IPs internacionais, indicando que uma botnet, provavelmente formada por computadores zumbis, está sendo utilizada para gerar tráfego nos servidores da agência. Sem capacidade para atender a todas as requisições maliciosas, os sistemas ficam inacessíveis.

Os ataques ocorreran logo após a Anatel se manifestar favoravelmente à franquia na banda larga fixa. Na terça-feira (19), o presidente da agência, João Rezende, criticou quem passa o dia jogando online, porque “isso gasta um volume de banda muito grande”. Ele repetiu o argumento das operadoras e do superintendente de competição da Anatel, Carlos Baigorri, para defender os limites de consumo, afirmando que “quem consome menos paga por quem consome mais”.