Barco autônomo deve cruzar o oceano usando somente energia solar
Atualmente o sol é uma fonte de energia poderosa, que até hoje não tem outro meio de substituição. Começando por calculadoras que tem capacidade de funcionar recebendo energia solar, e até placas que usam usam energia solar para carregar baterias domésticos.
Assim como os criadores de tantos objetivos que usam a energia solar, Damon MCMillan está apostando em barco que consegue atravessar mais de 3 mil quilômetros de oceano usando apenas os raios solares.
McMillan é o capitão da Seacharger, que está em missão para se tornar o primeiro barco não tripulado e autônomo a atravessar o oceano usando apenas energia solar. É um projeto que McMillan e três de seus amigos têm trabalhado por dois anos e meio, depois de conhecerem uma competição robótica de barcos.
Para construir o barco teve muitas tentativas e erros, afirma McMillan. O seu design levou dois anos para ser finalizado. Segundo ele o barco é alimentado por dois painéis solares ultrafinos e um motor.
Além do mais, foi implantado no barco baterias que armazenam energia e pode viajar por três dias sem necessidade de luz solar, um modem via satélite, sistema de piloto automático baseado em Arduino, e um software que ajuda a manter o barco na direção correta.
McMillan está planejando lançar o barco a partir de uma praia entre São Francisco e Los Angeles (EUA) no dia 30 de Maio e seu ponto final será o Havaí. Segundo ele, a viagem pode durar um mês.