Durante o bloqueio os usuários ficaram irritados com a decisão. As escolhas para substituição do do aplicativo era a mais procurada na internet, e dai o Telegram tomou posse do mensageiro mais utilizado. Aqueles que não queriam baixar ou não gostaram do aplicativo poderiam optar por outros idênticos, eles são: Facebook Messenger, Viber, Skype, Blackberry Messenger e WeChat.
Mesmo assim, ainda existiam usuários que queriam desafiar a justiça, então os usuários aderiram aplicativos que disponibiliza serviço VPN gratuitamente, assim barrando o bloqueio. Essa opção não é recomendada, por que tem risco de expor suas informações.
Segundo Wanderson Castilho especialista em crimes digitais, "Toda a sua navegação sairá por esse novo servidor. Engana-se aquele que pensar que será apenas as mensagens do WhatApp". "É um risco. Será realmente preciso passar por isso?"
Na verdade, esses sistemas permitem que o usuário "acessa" internet de outro país, fazendo com que o WhatsApp seja usado, já que o bloqueio foi somente no Brasil.
Segundo o consultor de segurança da informação Vinícius K-Max, é melhor ignorar os aplicativos VPN gratuitos.
Qualquer medida gratuita é desaconselhável porque, se alguém está oferecendo uma VPN grátis, deve estar lucrando de outra forma, possivelmente por meio da inserção de anúncios na sua navegação ou monitoramento da sua navegação, o que é um grande risco de invasão de privacidade, afirma Vinícius.
Deixamos claro por que não é ideal você usar o VPN, fica a dica!
Ainda durante o bloqueio, os usuários que usam a telefonia da operadora TIM se "armaram". A empresa decidiu disponibilizar trocas de SMS gratuitamente para todos os seus clientes. Isso fez muitos usuários ficarem feliz. A campanha lançada de nome "#FazerDiferente" afetou mais de 68 milhões de pessoas.
Pena que o bloqueio durou pouco (Kkkk), agora todos podem usar livremente o mensageiro. Após a liberação muitos ainda continuaram a usar o Telegram para despistar alguns inimigos do WhatsApp. Essa foi uma publicação bem longa em relação às anteriores. Será que acontecerá mais ameaça para bloquear o popular mensageiro? Confira no próximo capítulo, até mais!